Ao longo de cinco meses, os recenseadores vão visitar os estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre produção, características dos trabalhadores do setor.

O papel da agricultura familiar na produção agropecuária também será pesquisado. Os resultados do Censo devem começar a ser divulgados em meados de 2018.

Segundo Sadi Silvestrin, Coordenador Regional do Censo Agropecuário do IBGE, para região de Campos Novos, serão contratados 16 trabalhadores temporários.

O escritório do IBGE vai funcionar junto com a Secretaria da Agricultura, através de uma sala cedida pela prefeitura municipal.

Silvestrin destaca ainda, que os recenseadores estarão caracterizados com crachá, a fim de facilitar a identificação nas propriedades.

Segundo o IBGE, o tempo médio de entrevista para o preenchimento do questionário é de 40 minutos. É importante que o produtor preste corretamente as informações.

Sadi Silvestrin, salienta que o produtor pode ficar tranquilo, que as informações repassadas ao recenseador são sigilosas para o IBGE para fins de dados estatísticos.