A patrulha consiste em oportunizar pequenos e médios produtores a estocar fenos em suas propriedades, para que nos momentos das trocas de estações, ou nas entressafras, períodos onde há falta de pastos, os gados de leite e de corte tenham alimentos nutritivos.

O programa foi criado pela administração municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O conjunto de fenação tem o investimento de R$ 375 mil e está equipado com dois tratores, adquiridos por meio de emenda parlamentar do Deputado Federal João Rodrigues e do Senador Paulo Bauer, uma enfardadeira, uma segadeira e um enleirador, adquiridos com recursos próprios.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Batista de Almeida, explicou que havia uma preocupação com os produtores, para ajudá-los nas épocas de escassez de alimentos.

O produtor Vânio Weber relatou que está contente com o projeto, devido a oportunidade e benefícios que trará aos pequenos produtores.

De acordo com André Granzotto Machado, responsável pelo programa, a Fenação é muito importante para os produtores principalmente nas trocas de estações.

O produtor interessado poderá entrar em contato com a secretaria pessoalmente, para agendar uma avaliação na propriedade, e então agendar o serviço. A secretaria cobrará um valor simbólico de R$ 1,75 por fardo de feno, para as manutenções das máquinas, sendo que há um projeto para a ampliação do programa.