No dia mundial da educação, 28 de abril, a Rádio Cultura 60 anos, o Conselho Municipal Antidrogas (Comad) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizaram a final do Concurso Cultural “Nós Somos Proerd”.

O auditório da Fundação Cultural Camponovense esteve lotado de estudantes, professores e apoiadores do Proerd para a exibição de 13 paródias em vídeo, produzidas por estudantes de 5º e 7º ano. Em torno de 250 pessoas participaram da final. 

A tarde cultural foi aberta por volta das 15h, com a apresentação de Simão Wolf e Camerata da Fundação Cultural e encerrou às  17h, com a entrega da premiação. Por decisão da organização, todos os 13 trabalhos receberam premiação.

Após a divulgação dos resultados da primeira votação, ocorrida por meio da FanPage da Cultura (facebook.com/culturacamposnovos/) que correspondeu a 50% da nota, foi formada a comissão julgadora para os restantes 50% da pontuação. 

Em meio a muita animação e expectativa foram exibidos os 13 vídeos e ocorreram também diversas apresentações ao vivo dos estudantes.

O resultado final foi o seguinte: 

7º ano

1º lugar: Caic Professora Nair da Silva Gris – Camisa Laranja

2º lugar: Escola Estadual de Educação Básica Henrique Rupp Júnior – Cultura

3º lugar: Colégio Auxiliadora – Turma do Proerd

4º lugar: Escola Estadual de Educação Básica José Faria Neto- Nós Somos Proerd

5º lugar: Escola de Educação Básica Gaspario Zorzi – Vou te ajudar

5º ano

1º lugar: Escola Estadual de Educação Básica José Faria Neto – Seu Mocelin

2º lugar: Caic professora Nair da Silva Gris – É Sua Decisão

3º lugar: Escola Municipal Novos Campos- Nós Somos Proerd

4º lugar: Escola Municipal Santa Júlia Billiart – Proerd é um milhão

5º lugar: Colégio Auxiliadora – Proerd um Mundo de Felicidade

Demais premiados: Grupo Escolar Jardim Bela Vista; Escola Henrique Rupp; Escola Gasparino Zorzi.

Mobilização 

A professora Zélia Aparecida de Oliveira Cassaniga da Escola José Faria Neto e a diretora Adriana Zanatta do Caic, celebraram os resultados, enfatizando o esforço feito pelos alunos e

O presidente do Comad, Gilberto Scussiato enfatizou que a ação educativa e cultural atingiu o objetivo de impulsionar o potencial criativo dos estudantes, acrescentando que todos saíram vencedores.

Já o instrutor do Proerd, Dalmir Mocelin, destacou que independentemente dos resultados, as escolas, estudantes e o Proerd saíram ganhando, porque os valores do programa ganharam ainda maior visibilidade.

Para o vice-prefeito Marco Pereira a iniciativa da Rádio Cultura, Comad, Proerd e apoiadores, representou uma ação social importante e deve ser repetida.

A gerente da Rádio Cultura, Maria Rossi, agradeceu às escolas, seus diretores e professores, à Polícia Militar e ao Conselho Municipal Antidrogas pela confiança, bem como, aos apoiadores: Rotary Clube, CDL, Lojas Benoit, Luiz Maurício Instrumentos Musiciais, Coocam, vereador Antonio Rosa, Pizzaria Real, AutoShow e Cine Cinemas SuperViza.

A premiação entregou aproximadamente 40 instrumentos musicais; 60 entradas para o cinema e em torno de 110 rodízios de pizza.  

Roseli S. Rossi – Rede Scalabriniana de Comunicação