No dia 25 de setembro, ocorreu a culminância do Projeto “Educando com o Xadrez”, no Ginásio de Esportes Cid Caesar de Almeida Pedroso, em Celso Ramos.

Realizado com os alunos do 3º ao 9º ano nas escolas municipais de Celso Ramos, o projeto teve por objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento do jogo de xadrez em seus aspectos teóricos e práticos. O projeto também objetivou levar o aluno a aprender sem complexidade, acrescentando-o conhecimento e aprimorando-os em suas deficiências, além de desenvolver vários fatores, que contribuíram no desenvolvimento do aluno em suas potencialidades.

O projeto foi iniciado em fevereiro teve sua finalização em setembro, sendo que durante este período os alunos tiveram uma aula por semana para aprender os ensinamentos teóricos e práticos acerca do esporte. Para a execução do projeto, os professores de educação física trabalharam com recursos didáticos tais como: textos; apostilas; tabuleiros de xadrez; livros; computadores para realização de pesquisas acerca do tema.

Após os ensinamentos sobre o esporte, em cada escola foi realizado um torneio interno, classificando dois alunos por turma para uma disputa final entre estas escolas. Já no dia 25 de setembro, as equipes de alunos e professores das escolas municipais se reuniram para a disputa final, onde cada aluno escolhido no torneio interno representou a turma em um jogo de xadrez humano, em que as peças de xadrez foram os próprios estudantes.

Ascom: Prefeitura Celso Ramos