A Paróquia São João Batista, suas pastorais e movimentos realizam a partir deste dia 10, quinta-feira, a Novena de Pentecostes 2018, a única novena litúrgica da Igreja. 
A Novena de Pentecostes prepara a Solenidade de Pentecostes, uma festa cristã que clama a descida do Espírito Santo novamente sobre os cristãos.
O Primeiro Pentecostes que se tem notícia na Bíblia ocorreu no Antigo Testamento com Moisés e os 70 anciões. 


Entre os profetas, a ação do Espírito Santo sempre se fez presente, mas na Igreja de forma abundante se registrou a partir do Cenáculo dos Apóstolos com Nossa Senhora, no dia de Pentecostes. 


Narra o Livro dos Atos dos Apóstolos, escrito por São Lucas, que enquanto estavam reunidos em oração com Maria, desceu sobre eles línguas de fogo e todos ficaram cheios do Espírito Santo (At 2,1-4).  


Revestidos da força do alto, os apóstolos perderam o medo, se encheram de vigor e anunciaram com desassombro a Palavra de Deus. 
A Igreja nascida na Cruz e em Pentecostes, durante alguns séculos viveu, entretanto, um período de esquecimento do Espírito Santo. 
Em 1890, a irmã Elena Guerra, em Lucca na Itália, escreveu a primeira de muitas cartas ao papa Leão XIII pedindo que reconduzisse a Igreja ao Cenáculo.  
Atendendo aos insistentes apelos da irmã, hoje beata, o papa consagrou o século ao Espírito Santo; escreveu uma Encíclica e mandou rezar a Novena de Pentecostes. 
A Novena 


Na Paróquia São João Batista, a Novena de Pentecostes será realizada do dia 10 de maio ao dia 18 de maio, iniciando com a Missa das 19h, na Igreja Matriz.   
De acordo com Geovana Auxiliadora Machado, que integra a equipe litúrgica da paróquia, a Novena de Pentecostes será para toda a comunidade.  
Durante a novena serão apresentados temas específicos, relacionados à Pessoa do Espírito Santo. 
Temas 


Em cada noite da novena, será tratado um tempo específico, relacionado à ação do Espírito. Entre os temas estão: Igreja em saída; o Espírito Santo e o Ano do Laicato; o Espírito Santo na Família; a Igreja Plena do Espírito Santo, os dons e carismas, enre outros.

Jornalismo Cultura FM