Um sucesso de espiritualidade e de organização. Em mais um ano, foram milhares os fiéis que acompanham a 40ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12), em Campos Novos. 

Segundo os cálculos da Polícia Militar e dos bombeiros, o número de romeiros na procissão chegou a 65 mil pessoas, essa estimativa seria um pouco menor do que em anos anteriores, em função do tempo nublado e que desde cedo ameaçava chover.   

A organização, entretanto, modernizou em vários aspectos, contanto com o apoio da prefeitra desde o ordenamento do espaço para ambulantes que ficou distante do espaço religioso, até a alimentação que foi ampliada, a nova estrutura de palco e de sonorização, que contou com um trio elétrico e mais de 20 veículos ao longo da procissão.  

A fé em abundância

As demonstrações fortes de fé em mais um ano, marcaram profundamente a Romaria. Peregrinos que chegaram durante toda a semana ao Santuário, vindos de todos os municípios da região. Na noite de quarta para quinta-feira, mais de 300 romeiros passaram pelo Santuário.

Na madrugada de quinta-feira, de todas as cidades da região, como Celso Ramos, Tangará, Brunópolis, Curitibanos, Vargem, Abdon Batista, Lages, Videira, Ponte Serrada, Ouro, Capinzal, Barracão, entre tantas outras cidades, chegaram milhares de peregrinos que fizeram 70, 50, 30 quilômetros a pé. Famílias inteiras, grupos de romeiros que há muitos anos vêm para Campos Novos e de todas as idades.  Eles vieram mais uma vez a pés descalços, por vários quilômetros e na chegada muita emoção. 

No dia 12 

A Romaria ao Santuário Estadual de Aparecida iniciou às 9h, saindo da Igreja Matriz e percorrendo aproximadamente quatro quilômetros pela rua Cel. Farrapo e Coração de Maria, até o Santuário, no Bairro Aparecida. 

Durante todo o percurso, os peregrinos recitaram o rosário, rezaram e entoaram cantos a Nossa Senhora, com a animação do padre Ezequiel Dal Pozzo. 

Ao fim da procissão, os romeiros participaram da Missa no Santuário, presidida pelo bispo Dom Mário Marquez, conselebrada pelos padres, Alcides Angonese, Alexandre Biolchi, Ezequiel Dal Pozzo entre outros.

O Bispo da Diocese de Joaçaba, Dom Mário lembrou que “o evento desse ano é muito especial por estar celebrando os 300 anos do encontro da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo”.

Já o padre Ezequiel, avaliou que o evento foi grandioso mais uma vez, destacando que cada um que participou levou tudo de si para Deus e a Virgem Maria. 

Santuário Lotado

Mesmo após a procissão e Missa Solene, o Santuário continuou lotado. às 13h, ocorreu a benção com a imposição das mãos pelos Ministros da RCC e o Show de Evangelização no palco da Romaria, com o Pe. Ezequiel Dal Pozzo, transmitindo pela Cultura FM 93,9.

às 14h30 foi celebrada a Missa das Crianças. 

Aúltima missa - às 16h30 - sempre é dedicada à saúde, com o envio e benção com o Santíssimo, também será transmitida pela Cultura FM, encerrando o evento.

Cultura FM – Romaria de Nossa Senhora Aparecida – 40 anos de bênçãos.