Uma imagem de 115 anos. A foto registrada entre 1908 e 1909, mostra a então praça com a primeira igreja de Campos Novos
A historiadora camponovense Enedy Padilha da Rosa lembra que de acordo com o autor Paulo Blasi, a área onde foi erguida a antiga igreja, teria sido concedida por José Custódio de Camargo, que era devoto de São João Batista
Uma imagem de 115 anos – A foto registrada provavelmente entre 1908 e 1909, mostra a então praça com a primeira igreja de Campos Novos, que deu lugar em 1944, à Igreja Matriz da Paróquia São João Batista.
Guardada no Acervo do Arquivo Histórico Dr. Waldemar Rupp, a fotografia registra a igreja que foi benzida pelo Bispo da Diocese de Florianópolis, Dom João Becker em 06/11/1909, demolida em 1944.
Ao lado da antiga igreja, há o cercado que foi o primeiro cemitério da antiga Freguesia São João dos Campos Novos, onde hoje está edificada a Casa Paroquial. Do outro lado, o casario onde funcionou provavelmente o Conselho Municipal, onde hoje está o Salão Paroquial.
A historiadora camponovense Enedy Padilha da Rosa lembra que de acordo com o autor Paulo Blasi, a área onde foi erguida a antiga igreja, teria sido concedida por José Custódio de Camargo, que teria feito a doação de terras, onde está a parte central da sede municipal. E segundo depoimentos de antigos moradores de Campos Novos , José Custódio de Camargo era devoto de São João Batista.
A Freguesia São João dos Campos Novos foi criada em 16/06/1854, há 170 anos, à época, ressalta Enedy, a Freguesia correspondia ao que hoje é considerada uma paróquia e também delimitava o território do que veio a ser o município de Campos Novos. Município que nasceu sob a fé em São João Batista.
OUÇA NO PODCAST
Data: 21/06/2024 15:44:22 Autor: Rosely S Rossi - Rádio Cultura
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.