O Laboratório de Reprodução Bovina da Unoesc Campos Novos foi inaugurado na noite dessa segunda-feira (11).
Com o apoio da Copercampos, da prefeitura de Campos Novos, da Secretaria de Estado da Agricultura, do Sindicato Rural de Campos Novos e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, a iniciativa vai atender à demanda dos produtores da região e a pecuária catarinense.
Com mais de 100 metros quadrados de área, instalado no bloco 4 da Unoesc, a estrutura contempla salas para recepção e esterilização, fertilização. Foram investidos de mais de 1,2 milhão em equipamentos de última geração que serão operados por uma equipe de profissionais capacitados, formada por técnicos, professores e estagiários.
Conforme o coordenador do laborátorio da Unoesc, professor Fábio José Gomes Bertipaglia, a Fertilização In Vitro, a Transferência de Embriões e a sexagem dos embriões vão permitir a maximização da seleção genética nos rebanhos.
O laboratório de Reprodução Bovina vai atender a partir do ano que vem, pois a unidade aguarda liberação do Ministério da Agricultura para operar comercialmente, informa Bertipaglia.
O presidente do Sindicato de produtores Rurais de Campos Novos, Luiz Sergio Gris Filho, ressalta a importância do Laboratório de Reprodução Bovina implantado em Campos Novos.
Ainda na noite dessa quinta-feira, ocorreu o lançamento do curso de Mestrado em Sanidade e Produção Animal que irá formar profissionais de alto nível para atuar em pesquisas capazes de incorporar tecnologias e inovações ao exercício da prática profissional avançada e transformadora na área de sanidade animal, saúde única e produção animal, como informa o Reitor da Unoesc, professor Ricardo Antonio de Marco.
Ouça a matéria