Já o padre Alexandre De Nardi Biolchi, superior regional da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, enfatiza que a obra representa um marco significativo para o município de Encantado, além de celebrar os 120 anos da visita de Scalabrini à cidade.
O padre Leonir Chiarello, superior geral dos Missionários Scalabrinianos, também ressaltou a relevância da obra religiosa e destacou que uma parte da mão da estátua de Cristo foi abençoada pelo Papa Francisco.
Encantado, no interior do Rio Grande do Sul, celebrou no domingo dia 6 abril a inauguração do Complexo do Cristo Protetor de Encantado. O local conta com uma capela, espaços de reflexão e praça de alimentação, além de estrutura para passeio e visitação.
Inaugurada em 2022, a estátua batizada de Cristo Protetor tem 43,5 metros, incluindo a base, e supera o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, em 5,5 metros. Mais do que o tamanho, o que chama atenção é o que ela representa para a cidade: um símbolo de fé, esperança e reconstrução coletiva.
A ideia de construir o monumento parte de um padre, ainda em 2015. Padre João Granzotto queria marcar a fé da cidade e atrair desenvolvimento. Quatro anos depois, nasce a Associação dos Amigos de Cristo de Encantado, criada para arrecadar os fundos e tirar o plano do papel.
Gilson Conzatti, filho do ex-prefeito de Encantado Adroaldo Conzatti (in memoria) que foi o grande incentivador da obra do Cristo Protetor reforça o sentimento de gratidão, e relembra seu pai, um grande visionário.