Após um período de orientações, a Polícia Militar iniciou a aplicação de multas a motoristas que estacionam irregularmente em vagas exclusivas para transporte escolar, em frente às escolas de Campos Novos. A medida visa garantir a segurança dos alunos no momento de embarque e desembarque, além de atender às inúmeras reclamações recebidas por parte da comunidade e motoristas de vans e ônibus escolares.
De acordo com o subtenente Oliveira, do setor de comunicação da 3ª Cia PM de Campos Novos, a PM vinha há dias realizando ações educativas para alertar sobre a importância de manter essas vagas livres nos horários de entrada e saída dos alunos.
Um dos principais obstáculos para a aplicação de multas até então era a falta de sinalização vertical — exigida por lei para que haja autuação formal. A faixa amarela na rua já existia na maioria das escolas, mas a regulamentação exigia também a instalação de placas. Após cobranças aos órgãos da prefeitura, as placas estão sendo colocadas e a fiscalização passou a ser intensificada.
O valor da multa para quem desrespeitar a vaga exclusiva é de R$195,23, considerada infração grave, com perda de cinco pontos na CNH. Caso o motorista não esteja presente no veículo no momento da infração, o carro poderá ser removido para o pátio, conforme previsto no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Alguns motoristas já foram autuados e a Polícia Militar reforça o pedido para que pais e responsáveis respeitem as regras e priorizem a segurança dos alunos e da comunidade escolar, explica Oliveira.
Ouça a matéria