O prefeito de Campos Novos, Dirceu Kaiper – Pé e a vice-prefeita Claudia da Silva Lessi, realizaram nessa segunda-feira (30), uma reunião com representantes de diferentes setores da administração municipal para avaliar os impactos dos eventos climáticos recentes.
A reunião foi convocada pelo prefeito para discutir os prejuízos causados por dois fortes temporais registrados no interior do município. O primeiro ocorreu no domingo, 22 de junho, atingindo a comunidade de São Simão, onde mais de 15 residências foram destelhadas e diversas árvores caíram devido aos ventos intensos.
O segundo evento climático ocorreu no domingo, 29 de junho, na comunidade de Boa Esperança, também no interior do município. No local, uma residência teve todo o telhado arrancado, e parte da estrutura de um barracão foi danificada. Ao todo, foram contabilizadas seis moradias atingidas, além de barracões de máquinas com danos estruturais.
Além dos ventos, as chuvas intensas dos últimos dias causaram estragos em diversas estradas do interior, incluindo danos em pontes, bueiros, comprometendo o acesso de moradores e o escoamento da produção agrícola. Diante da situação, e com base nos levantamentos realizados pelas equipes técnicas, o prefeito Dirceu Pé decidiu decretar situação de emergência no município, nesta terça-feira, 01 de julho. Com o decreto, será possível agilizar o acesso a recursos para a recuperação das áreas atingidas, além de reforçar o apoio às famílias e produtores rurais afetados, garantindo ações emergenciais, reparos nas estradas e medidas de assistência social e habitacional.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Campos Novos