Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente


Clima

Prefeitura prepara possível atendimento a desabrigados pelo El Ninho, em ginásio da cidade de Campos Novos

Novas galerias para Centro II custariam até R$ 10 milhões


Na área da prevenção, a prefeitura de Campos Novos promoveu na noite dessa quarta-feira (27), uma reunião com moradores do Centro 2, no ginásio da APAE, para orientar a população sobre ações preventivas diante da possibilidade de eventos climáticos extremos associados ao fenômeno El Niño.

O secretário de Obras, Aldocir Michelotto (Chicão), lamentou a baixa participação da comunidade, especialmente em uma região historicamente afetada por alagamentos.

O secretário relembrou os transtornos registrados após a forte chuva da última segunda-feira, quando a água invadiu salas da APAE devido ao entupimento e à baixa capacidade da tubulação existente.

A prefeitura anunciou que trabalha em projetos para implantação de galerias pluviais em toda a região do Centro 2. O investimento estimado varia entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões.

O prefeito Dirceu Kaiper, o Pé, destacou que o município já investiu cerca de R$ 1 milhão em novas galerias na região e reforçou a preocupação com os impactos previstos para os próximos meses.

Segundo o prefeito, ginásios e espaços públicos já foram definidos para possíveis abrigos em situações de emergência, além da disponibilização de lonas e telhas para famílias atingidas.

O coordenador regional da Defesa Civil, Caio Cesar Niles, destacou que a reunião teve como objetivo orientar os moradores sobre prevenção e procedimentos em caso de desastres naturais. Ele também explicou o funcionamento dos alertas meteorológicos enviados automaticamente.

Já a comandante do Corpo de Bombeiros de Campos Novos, tenente Edyane Lopes Andrade, afirmou que a corporação está preparada para atender ocorrências como vendavais, destelhamentos e enchentes.

 

Ouça a matéria

 

 

 

 


Data: 28/05/2026 16:20:33
Autor: Edi Carlos Moresco (Edinho)