Na área da prevenção, a prefeitura de Campos Novos promoveu na noite dessa quarta-feira (27), uma reunião com moradores do Centro 2, no ginásio da APAE, para orientar a população sobre ações preventivas diante da possibilidade de eventos climáticos extremos associados ao fenômeno El Niño.
O secretário de Obras, Aldocir Michelotto (Chicão), lamentou a baixa participação da comunidade, especialmente em uma região historicamente afetada por alagamentos.
O secretário relembrou os transtornos registrados após a forte chuva da última segunda-feira, quando a água invadiu salas da APAE devido ao entupimento e à baixa capacidade da tubulação existente.
A prefeitura anunciou que trabalha em projetos para implantação de galerias pluviais em toda a região do Centro 2. O investimento estimado varia entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões.
O prefeito Dirceu Kaiper, o Pé, destacou que o município já investiu cerca de R$ 1 milhão em novas galerias na região e reforçou a preocupação com os impactos previstos para os próximos meses.
Segundo o prefeito, ginásios e espaços públicos já foram definidos para possíveis abrigos em situações de emergência, além da disponibilização de lonas e telhas para famílias atingidas.
O coordenador regional da Defesa Civil, Caio Cesar Niles, destacou que a reunião teve como objetivo orientar os moradores sobre prevenção e procedimentos em caso de desastres naturais. Ele também explicou o funcionamento dos alertas meteorológicos enviados automaticamente.
Já a comandante do Corpo de Bombeiros de Campos Novos, tenente Edyane Lopes Andrade, afirmou que a corporação está preparada para atender ocorrências como vendavais, destelhamentos e enchentes.
Ouça a matéria