A Bolsa Estudante 2023 começou a ser paga em Santa Catarina em 30 de abril. Entretanto, houve uma mudança significativa: o número de bolsas disponíveis. Houve redução de até 60 mil no ano passado, para apenas 10 mil em 2023, o que representa uma diminuição de 83%.
Nesse sentido a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu uma audiência pública virtual na última quinta-feira (27) para discutir o assunto.
De acordo com a deputada Luciane Carminati, apenas um em cada seis estudantes que receberam bolsas no ano passado, será contemplado neste ano. Por essa razão, a deputada ressalta que é necessário que o governo reveja alguns pontos do programa, uma vez que seu objetivo é combater a evasão escolar entre os estudantes do ensino médio da rede estadual.
Em entrevista à Rádio Cultura, Luciane Carminati manifestou seu apoio ao projeto de universidade gratuita do Estado, desde que priorize os alunos de baixa renda e que o governo apresente um projeto que não retire os recursos da gratuidade dos 25% já destinados à educação por lei, mas sim do orçamento geral do estado.
Confira o Podcast