Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente


Agricultura

Sistema sustentável de produção de soja e milho da Epagri reduz uso de agrotóxicos

Projeto foi desenvolvido em área de 17 hectares da Epagri em Campos Novos


De acordo com Cirio Parizotto, pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Campos Novos, e coordenador do estudo, ao final dos quatro anos, entre 2018 e 2022, é possível concluir que o projeto teve um avanço significativo na redução do uso de agrotóxicos.

O resultado do projeto foi muito positivo, em três de quatro safras, manteve ou melhorou a produção de milho e de soja na área.

As técnicas utilizadas também mantiveram custos de produção semelhantes nos dois sistemas, revela o pesquisador. Os resultados foram positivos, tanto em termos técnicos como econômicos, revela Parizotto.

O objetivo foi comparar dois sistemas de produção para milho e soja: o sustentável, propagado pela Epagri, e o convencional, adotado pela maioria dos produtores do Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.

O estudo utilizou uma área de 17 hectares da Estação Experimental para cultivar, lado a lado, soja e milho nos dois sistemas.

Ao final dos quatro anos de pesquisa, foi constatada uma redução de 86% na aplicação de inseticidas no cultivo sustentável de soja. A produção sustentável do grão conseguiu reduzir ainda em 57% a aplicação de fungicidas e em 50% o uso de herbicidas.

No caso do milho sustentável, os quatro anos do estudo comprovaram uma redução de 50% no uso de herbicidas. Já a medição no uso de inseticidas foi prejudicada pelo aparecimento da praga cigarrinha-do-milho a partir da safra 2020/21.

A série de técnicas avaliadas nos quatro anos da pesquisa já está sendo divulgada ao produtor.

Ouça a matéria

Colaboração Epagri


Data: 12/06/2023 13:15:57
Autor: Edi Carlos Moresco - Rádio Cultura