Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente


Meio Ambiente

Raça Pit Bull - População de Campos Novos reclama da circulação desses sem cumprir as regras previstas em lei; Veterinária Antonela Cordi dá orientações

Também foi levado ao Ministério Público que tutores estão vendendo filhotes da raça pela internet


Reclamações da população quanto à circulação de cães da Raça Pit Bull, em Campos Novos, em ruas, praças e outros ambientes, sem cumprir as regras previstas em lei, motivam a Secretaria de Agricultura à trazer orientações.

Também foi levado ao Ministério Público que tutores estão vendendo filhotes da raça pela internet, o que é proibido pela  lei 14 mil, 204, uma legislação específica de Santa Catarina, para a Raça Pit Bull.   

A médica veterinária, Antonela Cordi e Fabricio Meriz, coordenador do Movimento CAAVI - Causa Animal Alto Vale do Itajaí e membro da União Catarinense em Defesa dos Direitos dos Animais, alertam para as multas previstas em legislação de Santa Catarina, superiores a R$ 5 mil. 

Fabricio Meriz ressalta que além de proibir a venda de Pit Bulls, mesmo filhotes, esses animais só podem ser conduzidos por pessoas com mais de 18 anos, com guia e focinheira e que a castração aos 6 meses é obrigatória.

A legislação no âmbito de Santa Catarina, conhecida como Lei do Pit Bull já tem 17 anos, é do ano de 2007. Vale também para raças derivadas.

A médica Veterinária, Antonela Cordi, observa que a Secretaria de Agricultura recebe denúncias sobre o descumprimento da lei.

Antonela, ressalta que acompanhando a lei estadual, saiu também um protocolo para fiscalização. 

Denúncias podem ser formuladas pelo 190, da Polícia Militar, no  Agiliza, ou registrando boletim de ocorrência na Delegacia.


Data: 22/11/2024 17:54:33
Autor: Rosely S Rossi - Rádio Cultura