O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Campos Novos inicia nesta semana ação de fiscalização para identificar ligações irregulares de calhas pluviais à rede de esgoto. A iniciativa tem como objetivo melhorar a eficiência do sistema de tratamento e atender às normas técnicas do Ministério da Saúde.
Em entrevista ao Jornal da Cultura, o diretor do SAMAE, Alexandre José Biolch, explicou que o descarte inadequado da água da chuva prejudica o processo de tratamento, provocando sobrecarga e exigindo maior uso de agentes microbiológicos.
As equipes da autarquia estão utilizando um equipamento conhecido como “fumacê” para detectar as ligações ilegais. Os imóveis identificados com irregularidades serão notificados e terão prazo inicial de 30 dias para se adequar.
Durante a entrevista, o diretor do SAMAE também comentou sobre os problemas de abastecimento enfrentados pelos moradores do Loteamento Santa Clara e regiões próximas.
Segundo ele, foi concluída recentemente a licitação para a execução de um projeto de bombeamento e a construção de um novo reservatório. O prazo total para conclusão da obra é de seis meses.
Confira a reportagem