O Cultura Notícias desta terça-feira (8) abordou o tema do atendimento infantil no Hospital Dr. José Athanázio, com a participação do diretor-geral da unidade, Rafael Manfredi, e da pediatra Fernanda Luiza de Lima Matos.
A pauta incluiu orientações sobre prevenção, primeiros socorros e identificação dos sinais de alerta que indicam a necessidade de buscar atendimento médico.
A pediatra explicou as diferenças entre os tipos de síndromes respiratórias em crianças e ressaltou os momentos em que é indicado procurar o serviço de saúde. Segundo Fernanda, sempre que possível, o ingresso da criança em creches ou escolinhas deve ocorrer a partir dos três anos de idade. Ela destacou ainda a importância da vacinação como principal forma de prevenção e alertou para a necessidade de avaliação médica em casos de febre prolongada.
O diretor Rafael Manfredi informou que, apesar do aumento na demanda por conta de doenças respiratórias, o atendimento pediátrico na unidade hospitalar foi mantido normalmente. Segundo ele, houve situações em que leitos privados foram utilizados para atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS), sem comprometer a ocupação hospitalar.
Dra Fernanda explica também a diferença entre bronquiolite, pneumonias e asma.