A Reforma da Previdência de 2019 trouxe mudanças significativas para diversas categorias, incluindo os professores. A principal alteração foi a exigência de idade mínima para aposentadoria, além do tempo de contribuição.
Nesta segunda-feira (14), a advogada Dra. Luana Mattos, especialista em Direito Previdenciário e presidente da Comissão da OAB de Campos Novos, explicou que os professores da educação básica continuam com regras especiais, devido ao desgaste da profissão, o que não se aplica ao ensino técnico e superior.
Segundo ela, em Campos Novos, professores da rede municipal são vinculados ao INSS, enquanto os estaduais seguem o regime próprio do governo. Em 2025, quatro modalidades de aposentadoria estão vigentes, combinando tempo de serviço e idade.
O cálculo do benefício também mudou. Agora é feita a média de todos os salários desde 1994, o que pode reduzir o valor final. Por isso, a orientação da especialista é que os professores façam simulações no Meu INSS, mantenham a documentação em dia e busquem apoio técnico para garantir o melhor benefício.
Ouça a matéria