Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente


Geral

Campos Novos terá mutirão para castração gratuita de 600 cães e gatos entre os dias 13 e 17 de agosto

Inscrições estão abertas para tutores de animais com renda familiar de até 3 salários no Agiliza


A Secretaria Municipal da Agricultura realizará de 13 a 17 de agosto mutirão de castração gratuita de cães e gatos, contemplando 600 animais domésticos ou de rua. O investimento é de R$ 96 mil, com recursos próprios do município.


A ação faz parte do programa “Meu Melhor Amigo”, voltado ao controle populacional e à saúde animal. Poderão participar tutores com renda familiar de até três salários mínimos, além de animais triados pelo Grupo ANA, parceiro da iniciativa.


As inscrições são obrigatórias e deverão ser feitas presencialmente no Agiliza, entre os dias 10 e 31 de julho, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. É necessário apresentar documento de identidade, comprovante de residência e comprovante de renda. Mesmo os animais indicados pelo Grupo ANA precisam estar inscritos para fins de controle e prestação de contas.

 

Em entrevista à Rádio Cultura, a médica veterinária Mayara Durli, da Secretaria da Agricultura, reforçou que todos os animais atendidos no mutirão serão micro-chipados e terão seus dados incluídos em um banco municipal. “A castração é uma das soluções mais eficientes para o controle populacional e também ajuda na prevenção de doenças como infecções uterinas e câncer em cães e gatos”, explicou.

O atendimento será feito por meio do Castramóvel, que ficará instalado na rodoviária municipal, local escolhido por sua infraestrutura e espaço adequado. A organização prevê horários diferenciados para castração de cães grandes, pequenos e gatos, tanto machos quanto fêmeas.

Durante a inscrição, os tutores serão informados sobre o dia e horário agendado para a cirurgia, sendo de total responsabilidade do tutor levar o animal até o local. Em caso de ausência, a vaga será perdida. Os animais também devem estar em boas condições de saúde. Caso o animal tenha alguma doença ou use medicação contínua, isso deve ser informado no momento da inscrição.

A medicação pós-cirúrgica, bem como a roupa pós-operatória, deverá ser adquirida pelos tutores. “Os próprios responsáveis pelo mutirão disponibilizam esses itens no local da castração, com valores acessíveis”, disse Mayara.

 

O secretário de Agricultura, Silvio De Almeida Lopes Sobrinho, destacou que a iniciativa visa reduzir o número de animais abandonados nas ruas e conscientizar a população sobre a responsabilidade na guarda e cuidado com os pets. “Estamos dando a oportunidade, mas é preciso que as pessoas assumam o compromisso. A castração não resolve tudo de imediato, mas é o primeiro passo para mudar esse cenário no longo prazo”, pontuou.

Além do mutirão com recursos municipais, o município também aguarda aprovação de projeto junto ao governo do Estado, que poderá viabilizar mais 600 castrações em clínicas credenciadas.

Para dúvidas e mais informações, os interessados podem entrar em contato com o projeto "Meu Melhor Amigo" pelo telefone (49) 99161-0653.


Data: 14/07/2025 18:32:18