Ocorre em Campos Novos, a etapa de apresentação dos planos de gestão dos candidatos à direção das escolas da Rede Municipal de Ensino. As assembleias escolares ocorrem sempre às 19h, em cada escola, com até 30 minutos para cada chapa expor suas propostas à comunidade.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Elenice Fornara, destacou que o processo é baseado na gestão democrática, com votação presencial conduzida pelos Conselhos Escolares e supervisionada pela Secretaria. Os votos serão impressos, lacrados e apurados por uma banca examinadora em até três dias, com a presença facultada dos candidatos.
O processo garante direito a voto para alunos a partir de 12 anos, pais (um por família) e todos os servidores das unidades, sejam efetivos ou contratados.
O site da prefeitura conta com uma aba específica, “Gestão Democrática”, onde a população pode acessar os candidatos e seus planos. Link de acesso: https://camposnovos.sc.gov.br/processo-de-selecao-de-diretores-gestao-democratica-2/.
Elenice reforça a importância da participação da comunidade escolar para assegurar transparência e fortalecer a construção coletiva das escolas.
Classificação
A banca examinadora divulgará a classificação preliminar dos planos de gestão no dia 12 de agosto, no site da prefeitura de Campos Novos. O período para recurso será de 13 a 18 de agosto. Após a análise dos recursos, o resultado final será publicado até o dia 20 de agosto.
O novo processo de eleição para gestores escolares atende a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado, que recomendou ajustes nos critérios adotados para a escolha dos diretores e auxiliares de direção das unidades escolares.
Ouça a matéria