Rede Scalabriniana de Comunicação - Conexão com a Nossa Gente


Igreja

Scalabrinanos realizam a 5ª Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha

Na ocasião, será entronizada no Santuário uma relíquia de um fragmento de osso de um dos pés de São João Batista Scalabrini


A Congregação dos Missionários de São Carlos – Scalabrinianos, no Sul do Brasil, se prepara para a 5ª Peregrinação Scalabriniana ao Santuário Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha (RS).

O evento ocorrerá no dia 19 de outubro e pretende reunir religiosos, religiosas, seminaristas, juventude scalabriniana, leigos scalabrinianos e a comunidade em geral, das paróquias e missões atendidas pelos Padres e pelas Irmãs Scalabrinianos no sul do Brasil.

A programação inicia com a acolhida dos peregrinos às 09h. Das 9h30 às 11h30, no auditório do Santuário, os peregrinos participarão de apresentações, testemunhos, músicas, orações e Adoração Eucarística.

Após o almoço os romeiros irão conduzir a oração do terço no Santuário e às 14h participar da Santa Missa, presidida pelo Bispo Dom Alessandro Ruffinoni e concelebrada por diversos sacerdotes.

Na ocasião, será entronizada no Santuário, para a devoção dos fiéis, uma relíquia de um fragmento de osso de um dos pés de São João Batista Scalabrini.

A 5ª Peregrinação da Família Scalabriniana ao Santuário, dentro do espírito do ano Jubilar de 2025, tem como tema: “Com Scalabrini peregrinamos na esperança” e recorda a bravura, o heroísmo e o intenso trabalho desenvolvido por São João Batista Scalabrini, em 1904, quando esteve nestas regiões, visitando os missionários e as missionárias que ele havia enviado da Itália, e os imigrantes.

No dia 17 de outubro de 1904, São João Batista Scalabrini esteve no Santuário de Caravaggio, onde celebrou a Santa Missa proferindo uma empolgante homilia sobre Nossa Senhora para um grande número de imigrantes.

A Peregrinação Scalabriniana quer recordar também os 120 anos da passagem de São João Batista Scalabrini aos céus e ser uma oportunidade para renovar os peregrinos na esperança e na vivência cristã, dentro do ano jubilar.

 


Data: 11/09/2025 11:24:24
Autor: Comunicação Scalabriniana