16 de junho de 1.854, 16 de junho de 2023. 169 anos da criação da Freguesia de São João de Campos Novos Batista, a Paróquia São João Batista.
Em 2024, a Paróquia fará intensa programação para celebrar os 170 anos.
A pesquisadora, historiadora e professora Enedy Padilha da Rosa, que vem de longa data, desenvolvendo estudos sobre a história da Paróquia, recorda que no Brasil Imperial, a freguesia era também uma divisão administrativa. Assim, a criação da Freguesia ou da Paróquia, determinou também a criação do Distrito de Campos Novos, posteriormente emancipado.
A Freguesia, ressalta Enedy, foi criada pela Lei Provincial 377, de 1.854. Mais tarde, na década de 90, chegaram os primeiros freis que passaram a residir em Campos Novos
Já os padres Scalabrinianos, aqui chegaram em 04 abril de 1948.
A pesquisadora recorda ainda que por meio da história oral e de fotos, foi desvendado que o Cemitério São João Batista ficava ao lado da Igreja. Observa que a Igreja de madeira em imbuia, projetada pelo Frei Frederico Petz, foi desmanchada entre o dia 6 e 17 de março de 1944 e que neste ano, na Festa de São João Batista no dia 24 de junho, foi lançada a pedra fundamental da atual Igreja Matriz.
Enedy recorda também outros fatos importantes, como o Terceiro Milagre de Santa Júlia em 1950 e o Jubileu de Ouro do bispo Dom Daniel Hostin, em 1967, celebrado em Campos Novos. Também neste ano, ocorreu a Canonização de Santa Júlia.
Já em 1975, houve a criação da Diocese de Joaçaba, com Dom Henrique Muller e em 1978, a Primeira Romaria em Honra a Nossa Sra Aparecida, idealizada pelo padre scalabriniano, João Granzotto.
Enedy ressalta que muitos avanços de Campos Novos, têm ligação com a Paróquia. Por exemplo, a atual Escola Paulo Blasi começou funcionando em um barracão atrás da Igreja. A paróquia ressalta a historiadora, não abrangia só Campos Novos de hoje, mas um grande território.
OUÇA DETALHES NO PODCAST
Data: 16/06/2023 15:16:41
Autor: Rosely S Rossi - Rádio Cultura